sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sol & Lua em sinastrias _ Aspectos




Muito me perguntam sobre aspectos em sinastrias. Procuro evitar este tipo de resposta isolada, pois pode contribuir para mais confundir a pessoa. Se ela se apega, dá exagerada atenção a um único aspecto com conotação negativa ou difícil, pode por a perder uma bela relação ou danifica-la trazendo sempre este à tona e desencadeando uma situação que não haveria espaço de ser , pois esta é gerada pela imaginação e insegurança na relação ou em si mesmo.
Geralmente assim agimos... Fazendo e atraindo justamente o oposto aos nossos desejos. E num caso onde a pessoa é ciumenta e ou possessiva, fixar-se num aspecto negativo da sinastria ou do mapa pode ser o estopim de brigas, desencontros e mesmo o fim de uma relação. A maior parte das vezes isto ocorre inconscientemente, mas também não devemos ser tolos ou indulgentes demais e verificarmos o quanto de recalques, desajustes e muitas vezes manipulação abusiva de uma parte do casal pode promover realmente a discórdia de caso pensado, forjando situações onde o outro de boa fé, e julgado tolo por isto, acredita no outro e acaba por ser despojado de seus bens, autoestima e pode vir a se tornar um joguete nas mãos do outro. É muito difícil avaliar o grau de evolução espiritual de uma pessoa apenas pelo mapa. Devemos ter bastante informação sobre a pessoa analisada para uma correta avaliação, e mesmo assim podemos nos enganar. Mas o Tempo, este não engana nunca, e a verdadeira personalidade ou partes dela antes escondidas por serem negativas e destrutivas um dia caem por terra... Isto é condição sine qua non. Sim, podemos avaliar tudo isto no mapa, mas sou da opinião ou da corrente que prefere interpretar pelo lado positivo, e alertar os aspectos que podem trazer tensão ou graves crises ao relacionamento. Mas o que cada um vai fazer com as informações recebidas é outra questão. A diversidade humana é enorme e cada natureza única recebe e reage de forma distinta de acordo com a sua própria essência.
Justamente por isto evito as famosas receitas de aspectos, pois a riqueza de um mapa e sua individualidade é muita para restringir-se a formatos e padrões únicos. Pois mesmo se dermos o significado dos aspectos e dos planetas nas casas e signos, ainda restará o estudo da posição de cada regente de cada casa e que aspectos faz entre si, todo o conjunto enfim.


Além disso, existem as progressões secundárias, trânsitos, revolução solar, uma série de elementos indispensáveis para vermos o ponto de nossa evolução e o quanto estamos preparados para viver uma relação e que tipo de relação é a mais apropriada e realmente satisfatória para nós. Falarei um pouco sobre aspectos isolados, mas lembrem-se, para mim o valor está no todo do mapa.

O Sol e a Lua

Considerados como o rei e a rainha do zodíaco.
Representam o esposo e a esposa. O casamento. Em sinastrias é necessário haver aspectos entre estes planetas se o tema é casamento ou uma associação de negócios visando estabilidade e prestigio para ambos. Mesmo que seja uma quadratura é melhor do que não haver aspectos entre as luminares, pois são definitivamente os autores das relações legítimas. E não quer dizer que seja preciso um casamento convencional e oficial, pois basta esta configuração estar presente na sinastria ela legitima a relação.
O melhor é quando há aspectos de um para o outro simultaneamente. Ex:
Sol dele sextil Lua dela e Sol dela conjunção Lua dele. Isto significa união de propósitos e comunhão.
A conjunção age como simbiose, tornam-se um apenas, é o mais forte aspecto. Mas pode ser perigoso se esta conjunção Sol/Lua na sinastria for aspectada por uma quadratura de Urano ou Netuno...
As quadraturas forçam ao encontro, o confronto, embora haja debate, há também o desejo e a intenção de ajuste.
O sextil é um bom aspecto, mas precisa de incentivos, de um empurrãozinho, digamos assim. O que a quadratura faz facilmente, buscando a aproximação, mesmo que seja brusca, o sextil é mais elegante, mas precisa de ser trabalhado.
O trígono é tão fácil e natural que pode sofrer perdas se não ficarem atentos um com o outro, pois tanta fluidez pode levar a pensar que tudo está certo e muito bem obrigada!Quando na verdade se outros aspectos da sinastria ou de uma das partes for mais sensível e exigente estar na verdade sentindo-se abandonada e esquecida...
A oposição atrai fortemente, tem relação com o eixo1/7, mas pode ser motivo de afastamento também. Age como uma gangorra, e o segredo é estar atento para que nenhum dos lados fique mais em evidencia que o outro. Mas considero isto falta de amor, pois vermos o nosso ser amado em evidencia e incentiva-lo é não só prova de amor pelo outro como também prova de verdadeiro amor sem competições ou cobranças. E estas são sempre oriundas da própria sensação de inferioridade frente ao outro... E isto não é amor. Quem não ama a si mesmo não tem capacidade para amar nada nem ninguém.
O quincuce é um aspecto de difícil trato, como uma coceira num ponto das costas aonde nossa mão não chega... E este aspecto entre Sol e Lua na sinastria pode promover uma constante irritação entre o casal sem que este saiba exatamente o porquê... Mas o mal estar permanece e pode literalmente adoecer uma das partes do casal, se este não for compreendido e assimilado. A parte mais fraca absorve a energia não resolvida do casal e incorpora, podendo somatizar e se houver filhos estes também se ressentirão. Este é um aspecto que se não for compreendido e trabalhado na relação pode precisar do apoio terapêutico, principalmente a terapia para
casais , desde que as 2 partes estejam realmente dispostas a manter sua união.

Este é o par real e mais importante. O Sol representando o homem e a Lua à mulher.
Os signos de Leão e Câncer . O pai e a mãe , no sentido da fecundação e da vida em si.
Mas não importa se a Lua é do homem e o Sol da mulher, importa é haver ligação entre os luminares.
Além do mais estas questões do feminino e masculino são por demais preconceituosas. E os homossexuais? Não tem direito a sinastria? Não tem direito á exercerem a própria sexualidade e verem isto nas estrelas?

A princípio o Sol é a maior fonte de energia yang, positiva e ativa e a Lua é o complemento yin, passivo, receptivo. Fonte e receptáculo.
E a união destes dois astros, na verdade, uma estrela (palavra feminina) o Sol e de um satélite (palavra masculina) a Lua é que formam em nossa galáxia a maior das uniões e alquimia. Esta é a combinação que cria a 3° pessoa >
A Relação...

34 comentários:

 
Copyright 2009 O Fio da Vida. Powered by Blogger Webmaster