sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sol & Lua em sinastrias _ Aspectos




Muito me perguntam sobre aspectos em sinastrias. Procuro evitar este tipo de resposta isolada, pois pode contribuir para mais confundir a pessoa. Se ela se apega, dá exagerada atenção a um único aspecto com conotação negativa ou difícil, pode por a perder uma bela relação ou danifica-la trazendo sempre este à tona e desencadeando uma situação que não haveria espaço de ser , pois esta é gerada pela imaginação e insegurança na relação ou em si mesmo.
Geralmente assim agimos... Fazendo e atraindo justamente o oposto aos nossos desejos. E num caso onde a pessoa é ciumenta e ou possessiva, fixar-se num aspecto negativo da sinastria ou do mapa pode ser o estopim de brigas, desencontros e mesmo o fim de uma relação. A maior parte das vezes isto ocorre inconscientemente, mas também não devemos ser tolos ou indulgentes demais e verificarmos o quanto de recalques, desajustes e muitas vezes manipulação abusiva de uma parte do casal pode promover realmente a discórdia de caso pensado, forjando situações onde o outro de boa fé, e julgado tolo por isto, acredita no outro e acaba por ser despojado de seus bens, autoestima e pode vir a se tornar um joguete nas mãos do outro. É muito difícil avaliar o grau de evolução espiritual de uma pessoa apenas pelo mapa. Devemos ter bastante informação sobre a pessoa analisada para uma correta avaliação, e mesmo assim podemos nos enganar. Mas o Tempo, este não engana nunca, e a verdadeira personalidade ou partes dela antes escondidas por serem negativas e destrutivas um dia caem por terra... Isto é condição sine qua non. Sim, podemos avaliar tudo isto no mapa, mas sou da opinião ou da corrente que prefere interpretar pelo lado positivo, e alertar os aspectos que podem trazer tensão ou graves crises ao relacionamento. Mas o que cada um vai fazer com as informações recebidas é outra questão. A diversidade humana é enorme e cada natureza única recebe e reage de forma distinta de acordo com a sua própria essência.
Justamente por isto evito as famosas receitas de aspectos, pois a riqueza de um mapa e sua individualidade é muita para restringir-se a formatos e padrões únicos. Pois mesmo se dermos o significado dos aspectos e dos planetas nas casas e signos, ainda restará o estudo da posição de cada regente de cada casa e que aspectos faz entre si, todo o conjunto enfim.


Além disso, existem as progressões secundárias, trânsitos, revolução solar, uma série de elementos indispensáveis para vermos o ponto de nossa evolução e o quanto estamos preparados para viver uma relação e que tipo de relação é a mais apropriada e realmente satisfatória para nós. Falarei um pouco sobre aspectos isolados, mas lembrem-se, para mim o valor está no todo do mapa.

O Sol e a Lua

Considerados como o rei e a rainha do zodíaco.
Representam o esposo e a esposa. O casamento. Em sinastrias é necessário haver aspectos entre estes planetas se o tema é casamento ou uma associação de negócios visando estabilidade e prestigio para ambos. Mesmo que seja uma quadratura é melhor do que não haver aspectos entre as luminares, pois são definitivamente os autores das relações legítimas. E não quer dizer que seja preciso um casamento convencional e oficial, pois basta esta configuração estar presente na sinastria ela legitima a relação.
O melhor é quando há aspectos de um para o outro simultaneamente. Ex:
Sol dele sextil Lua dela e Sol dela conjunção Lua dele. Isto significa união de propósitos e comunhão.
A conjunção age como simbiose, tornam-se um apenas, é o mais forte aspecto. Mas pode ser perigoso se esta conjunção Sol/Lua na sinastria for aspectada por uma quadratura de Urano ou Netuno...
As quadraturas forçam ao encontro, o confronto, embora haja debate, há também o desejo e a intenção de ajuste.
O sextil é um bom aspecto, mas precisa de incentivos, de um empurrãozinho, digamos assim. O que a quadratura faz facilmente, buscando a aproximação, mesmo que seja brusca, o sextil é mais elegante, mas precisa de ser trabalhado.
O trígono é tão fácil e natural que pode sofrer perdas se não ficarem atentos um com o outro, pois tanta fluidez pode levar a pensar que tudo está certo e muito bem obrigada!Quando na verdade se outros aspectos da sinastria ou de uma das partes for mais sensível e exigente estar na verdade sentindo-se abandonada e esquecida...
A oposição atrai fortemente, tem relação com o eixo1/7, mas pode ser motivo de afastamento também. Age como uma gangorra, e o segredo é estar atento para que nenhum dos lados fique mais em evidencia que o outro. Mas considero isto falta de amor, pois vermos o nosso ser amado em evidencia e incentiva-lo é não só prova de amor pelo outro como também prova de verdadeiro amor sem competições ou cobranças. E estas são sempre oriundas da própria sensação de inferioridade frente ao outro... E isto não é amor. Quem não ama a si mesmo não tem capacidade para amar nada nem ninguém.
O quincuce é um aspecto de difícil trato, como uma coceira num ponto das costas aonde nossa mão não chega... E este aspecto entre Sol e Lua na sinastria pode promover uma constante irritação entre o casal sem que este saiba exatamente o porquê... Mas o mal estar permanece e pode literalmente adoecer uma das partes do casal, se este não for compreendido e assimilado. A parte mais fraca absorve a energia não resolvida do casal e incorpora, podendo somatizar e se houver filhos estes também se ressentirão. Este é um aspecto que se não for compreendido e trabalhado na relação pode precisar do apoio terapêutico, principalmente a terapia para
casais , desde que as 2 partes estejam realmente dispostas a manter sua união.

Este é o par real e mais importante. O Sol representando o homem e a Lua à mulher.
Os signos de Leão e Câncer . O pai e a mãe , no sentido da fecundação e da vida em si.
Mas não importa se a Lua é do homem e o Sol da mulher, importa é haver ligação entre os luminares.
Além do mais estas questões do feminino e masculino são por demais preconceituosas. E os homossexuais? Não tem direito a sinastria? Não tem direito á exercerem a própria sexualidade e verem isto nas estrelas?

A princípio o Sol é a maior fonte de energia yang, positiva e ativa e a Lua é o complemento yin, passivo, receptivo. Fonte e receptáculo.
E a união destes dois astros, na verdade, uma estrela (palavra feminina) o Sol e de um satélite (palavra masculina) a Lua é que formam em nossa galáxia a maior das uniões e alquimia. Esta é a combinação que cria a 3° pessoa >
A Relação...

34 comentários:

Srivatsa disse...

Tenho o sol em aquario no ascendente dele e ele tem a lua em cancer no meu ascendente. Minha lua está em capricornio e o sol dele em peixes.Como vc definiria essa relação de luminares?
Meu nome também é Madalena.

Madalena disse...

Srivatsa
Excelente posição para os luminares.
Pode até vir a compensar os Acs c/ expressão e necessidades tão diversas.
Abrçs

nanci disse...

sou estudante de astrologia,e amei seu blog,tenho muito a aprender,principalmente em relação a "graus',pretendo me comunicar agora que t descobri rs,

bjs

Nanci

Madalena disse...

Obrigada Nanci.

Seja bem-vinda! ;-)
Bj

Anônimo disse...

Adorei seu blog, muito bonito, detalhado e bem explicado.

Tenho uma duvida acerca de lilith na sinastria, como que ela afeta estando digamos na casa 7 ou 8, como devo lidar com ela? e o signo em que se encontra.
Seria bom ter uma conj. digamos de meu sol ou lua com a lilith da pessoa?

Bjs mil

Madalena disse...

Boa tarde Anonimo

Há questões complexas demais como essa tua para responder sem estudar os mapas, sem uma verdadeira consulta...

Bjs

sandrika disse...

Boa noite Madalena , excelente essa dissertação , entre o sol e lua , alias estou adorando o seu blog, parabéns , muito bem elaborado, estou aprendendo muito, obrigada querida.Gostaria que você postasse algo , sobre o ponto médio Sol/Lua na sinastria.Bjs

sandrika disse...

Boa noite Madalena, excelente essa dissertação sobre o sol e a lua, aliás estou adorando seu blog, muito bem elaborado , tenho aprendido muito parabens, vc é ótima. Gostaria de sugerir que postasse algo , sobre o ponto médio Sol/Lua na sinastria. Gostaria muito de ter na sinastria qualquer aspecto entre o sol/lua, mas não temos. Mas nossos pontos Sol/Lua se relacionam com o sol dele e a lua minha .Bjs

Madalena disse...

Olá Sandrika

Obrigada querida :)
O mapa composto calcula os pontos médios entre planetas iguais: Sol/Sol, Lua/Lua, etc...

É possível calcular à mão, ou num programa especial, pontos médios entre planetas e pontos diferentes.
A interpretação envolveria então ao meu ver, o grau onde cairia esse ponto, pelos símbolos sabeus, ou se é um ponto do mapa natal de cada um ativo, ou ainda no composto , tendo um outro planeta ou ponto em conjunção ou outro aspecto maior.
Bjs

Anônimo disse...

Olá Madalena,

Poderia me informar ou dizer algo sobre a posição lunar desse casal ? Eu sou de libra,com ascendente em Libra e tenho a lua em escorpião - ele é de escorpião com ascendente em Gemeos e tem o Sol em escorpião.

Gostei muito do seu blog e das informações que encontrei nele.

Grata
Abs
Mari

Madalena disse...

Oi Mari

assim, bem por alto, com as infos que vc deu, parece ser uma boa combinação.

felicidades

Anônimo disse...

Querida Madalena,

Agradeço pelo retorno,informação e gentileza postada... Vc atende em algum lugar? Faz mapa ou sinastria do casal?

Abs, sorte,saúde e sucesso a vc!
Mari

Madalena disse...

Mari

Obrigada pelos votos! :)

Aqui no blog à direita abaixo da minha foto, tem o PagSeguro para consultas com cartão de crédito.

E meu email para mais informações sobre consultas.
Escreva, eu te respondo ;-)

Felicidades. Paz e Luz*

Anônimo disse...

Olá Madalena,

Gosto muito de astrologia há vários anos e iniciei agora um curso de 7 anos, sendo que curiosamente também descobri agora o seu blog, que me tem ajudado muito :-)

Quanto a este post, o que acha desta combinação: temos o sol e a lua em conjunção em aquário ( tanto o meu sol em conjunção à lua dele, como o sol dele em conjunção à minha lua). O meu sol faz conjunção à lua dele na casa 11 e o sol dele faz conjunção à minha lua na casa 4. As conjunções indiciam muita compatibilidade, mas as casas são bem diferentes. Será que ele me vê apenas como amiga?

O que acha?

Obrigada!
Sónia

Madalena disse...

Olá Sonia!

No meu livro sobre sinastria, ao alto, à direita, aqui no blog, explica bem todas estas questões.

Obrigada :)
Bj

Anônimo disse...

Oi Madalena! Adoro o seu site, ele me ajuda muito! Fui dar uma olhada no meu mapa e no mapa da minha da minha ex namorada e vi uma coisa muito curiosa! O meu Sol faz Conjunção ao Sol dela, minha Lua faz oposição a Lua dela, meu Sol faz trígono a Lua dela e o Sol dela faz sextil a minha Lua! Fiquei impressionada...não estamos mais juntas, mas ainda temos uma ligação de amor muito profunda e vamos começar a trabalhar juntas, digamos assim...e a impressão que me dá é que nunca vamos nos desligar uma da outra!
Um forte abraço!

Madalena disse...

Obrigada.

Felicidades para vc e teu amor!

Abrçs

Adriane Peixoto disse...

Eu tenho Sol em Touro e Ele em Sagitario, Ele tem Lua em Libra e eu em Leão. O que achas?

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?
Eu tenho Sol em Quadratura a Lua da minha namorada (0 13`) e ela tem Sol Trígono a minha Lua (5 7`). São bons aspectos no nosso caso? Sei que é necessário analisar todo o mapa, mas esses aspectos cruzados indicam algo muito forte?

Madalena disse...

Olá anonimo

Lá encima tem meu livro de sinastrias para adquirir :) É uma boa leitura para leigos e sobretudo quem já tem conhecimentos.

Tb faço consultas.

Obrigada pela visita.

Anônimo disse...

E quanto é a consulta da Sinastria?

Madalena disse...

Acima à direita tem o valor pelo paypal.

Ou escreva para meu email >> ofiodavida@gmail.com

Obrigada

Abrçs

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se tem como pagar o seu livro sobre sinastria, através de boleto ou fazer um depósito na sua conta? Obg e boa tarde!

Madalena disse...

Por depósito bancário, escreva para ofiodavida@gmail.com

Obrigada

Anônimo disse...

Olá! Me chamo Ana Paula e para mim é um prazer sempre ser site. Vc é muito discernida ao traduzir a astrologia em palavras. Parabéns!!
Estou extremamente apaixonada por um homem e abaixo eu coloquei alguns aspectos que eu considero mais importantes entre eu e ele e gostaria, se não for pedir demais, que você me desse um parecer pra que eu saiba se devo ou não investir nele já que por enquanto não tivemos nada.
meu sol faz sxt com a lua dele;
meu sol faz conj com o jup dele;
meu sol faz conj com o urano dele;
meu urano faz quadrat com a lua dele;
meu netuno faz conj com o sol dele.
Um super beijo e muito obrigada!

Madalena disse...

Obrigada Ana Paula

Caso queira uma consulta, ou o livro sobre sinastria, basta adquirir. Acima, à direita, aqui no blog mesmo vc encontra as opções.

Beijo

Gabriela disse...

Oi Madalena, tudo bem?

Eu gostaria de saber qual a posição do Sol e da Lua que você consideraria mais forte numa Sinatria: a conjunção ou a oposição? Sempre tive essa dúvida. Tenho Sol em Sagitário oposto a Lua em Gêmeos da minha namorada e ela tem Vênus em Touro em oposição ao meu Marte em Escorpião. Não só isso, temos muita oposição no nosso mapa e algumas conjunções, como o meu Sol com o ascendente dela...e desde que nos conhecemos, foi uma loucura!!! rsrs. Tenho a impressão que a oposição é mais forte ou estou enganada?
Obrigada pela atenção!

Madalena disse...

Não existe nenhum aspecto mais forte que a conjunção!

Anônimo disse...

Olá Mada!

O sol semisextil lua tem algum valor?

Madalena disse...

Tem sim.
O semi-sextil é semelhante ao quincuce, porém mais fácil, se houver cooperação.

Larissa disse...

Oi Madalena! Adorei a maneira como você explica, é bem assim que eu percebo a astrologia também.

Tenho a lua em conjunção com o sol dele,
e a lua dele está em sextil com meu sol,
mas sou escorpião e ele áries, o Sol-Sol não combina e a Lua-Lua também não. Será que a combinação Sol-Lua é suficiente?

Sofia Borges disse...

Viva, Madalena!
Li com muita atenção este seu artigo sobre a relação dos luminares em sinatria; e parece-me muito esclarecedor na dinamica do zoodíaco padrão soli-lunar. Mas imaginemos um Sol natal feminino no final de Libra e uma Lua numa natividade masculina no final do primeiro decanato de Libra... Não estarão, portanto, em cojunção, todavia, operam de modo um pouco semelhante porque se encontram no mesmo signo, ou não? O Stephen Arroyo em "Astrologia e os Quatro Elementos" afirma bastar o posicionamento no mesmo signo, sem um aspecto proximo ou exato, para que se estabeleça uma afinidade entre os propósitos e modo de relacionamento entre os dois luminares... Da sua experiência pessoal, enquanto aconselhadora, como interpretaria esta relação soli-lunar numa sinastria? Grata pela sua atenção. Bem Haja!

Madalena disse...

Olá Sofia

Voce pode gostar de ver o texto sobre meu livro de sinastria.
Neste link:

http://fiodavida.blogspot.com.br/2010/12/meu-livro-de-sinastria-mitos.html

Grata!

Luisa Rodrigues disse...

Boa noite!
Sou de libra com o ascendente em carneiro e lua em sagitário ele é virgem com o ascendente em libra e lua em libra. Como vc definiria essa relação de luminares?

Postar um comentário

Bem-vindo ao Fio da Vida!

 
Copyright 2009 O Fio da Vida. Powered by Blogger Webmaster