quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sol em Libra _ O Comprometimento



Equinócio de primavera no hemisfério sul.

Muitos dizem ou pensam ser Libra o signo do amor e do equilíbrio.
Vejo este signo como o acordo afirmado entre partes se o amor aconteceu, ou se for conveniente o estabelecimento de contratos profissionais. Esta é a função da casa 7 do mapa. A Venus de Libra faz acordos visando o que é conveniente em termos financeiros e/ou sociais, por isso Saturno é exaltado em Libra.
Não falo isso em tom de crítica, apenas assim funciona a linha do horizonte demarcando o ‘eu e o tu’. O ‘eu’ visto por Áries, abaixo do horizonte, e o ‘tu’, a primeira casa acima do horizonte tem função social, quer ser vista e admirada por todos. Sol em Libra traz em si a capacidade de agradar a todos, sentindo-se em equilíbrio se é igualmente bem aceito por todos. Mas carece de profundidade. Libra opta pelo convencional, assim não se sujeita a erros, coisa que todo libriano abomina. E esta é uma definição que faço bem superficial também, no tom do signo, apenas para ilustrar minha idéia. Finalizo este aparte com o ‘amor’. O amor e a paixão pertencem a outros domínios, o elemento ar não é ligado em amor. Marte, Plutão, Lua e a Venus taurina são os catalisadores do amor, da paixão e da atração, então se tocarem a Venus ou o Sol libriano há oficialização do relacionamento. Isto é generalizado e pode ser transposto para qualquer casa 7, bastando ver signos da cúspide e planetas aí contidos, que levarão o nativo a desejar ou não uma união profissional ou amorosa. O contrato, o comprometimento. Dependendo dos signos tornar-se oficial pelas leis, ou não. Libra é uma boa posição, em sextil a Sagitário e Leão. Júpiter/Sol e Venus tornam tudo mais fácil e leve.



Mas a minha intenção neste texto é falar sobre a entrada do Sol em Libra no dia 22/09, logo em seguida a lunação de Virgem. Ver a intenção do céu.
Comparando os dois mapas, verificamos o mesmo tema invertido, como uma confirmação. Um mapa ratifica o outro.

Sol/Saturno/Mercúrio e Venus dispositor do Sol estão na casa 6 , a equivalência virginiana , então confirma o tema servir , cuidar do seu amor , dos seus negócios , e da família. O AC é Áries, Sol na cúspide da 7 , mas na casa 6! E Marte em Câncer na casa 4 em trígono a Lua em Escorpião na 8. Plutão na 9 conjunção ao MC em Capricórnio. Plutão é para mim o primeiro regente de Escorpião, mas Marte também é, e o trígono em recepção mútua pode amenizar conflitos nos relacionamentos, sobretudo para casais que trabalham juntos. Também alivia acordos quanto aos bens em comum, e o que cabe a cada um de fato em razão do empenho da produção e criação de bom convívio e de bens materiais através do trabalho , não só em casa, quanto o trabalho fora , gerando conforto necessário para tranquilizar corpo e alma.
Não se vive mesmo apenas de amor e palavras de amor, embora sejam muito agradáveis de ouvir, precisamos de provas, e nisto o Sol em Libra está certíssimo! Os bens materiais são precisos para podermos expressar a riqueza do espírito. A união em Libra se consagra na casa 8, e Escorpião é a fusão da carne e da alma.É após a união que podemos ver se Libra é leal e valoroso , pois Venus não passa incólume no reino de Plutão.
E o quanto pode um espírito amar suportando necessidade ou acordos desleais?
O Sol em Libra trará um pouco de alívio e leveza, tão logo Mercúrio fique direto, para esta lunação tão forte em Virgem ativado pela oposição Saturno /Urano. O eixo 6/12... O tal do amor sem nome... É teste daqueles!
Enquanto isso procurem gestar idéias criativas para a subsistência e a manutenção do trabalho que já possuem. Tudo deve ser feito num nível de praticidade, objetividade, mas visando um futuro melhor. Sonhos estão sendo germinados, dons ocultos podem aflorar através de parceiros que surgem inesperadamente.
Quero deixar claro que o momento é difícil e devemos nos ocupar das pequenas coisas, mas sem esquecer-se de estabelecer metas para a futura plenitude pessoal, do casal ou das associações.

Marte logo entrará no signo de Leão, e permanecerá um bom tempo por retrogradação, estando então em oposição a turma lá em Aquário  Júpiter/Kiron/Netuno, e os desafios de ordem mental e desejo de liberdade estarão em alta. O bom senso e a justa medida de Libra será o fundamento a se buscar, mantendo o que já foi conquistado e estabelecido apesar de possíveis discórdias, se o desejo for de continuidade e durabilidade nas relações.

O Equinócio de Primavera com stellium na casa 6 exige trabalho , mas contem em si a promessa de colheita farta , dentro dos limites de cada um.
Flores e frutos sumarentos e raros poderão ser colhidos da Lua em Scorpio na 8 em trígono a Marte Câncer na 4 e Urano em peixes na 12!

O ‘compromisso’ é um estado de espírito em comum acordo com o corpo.

Um comentário:

Anna Tiso disse...

esclarecedor Mestra! voce alinhava os significados como ninguem. Valeu!

Postar um comentário

Bem-vindo ao Fio da Vida!

 
Copyright 2009 O Fio da Vida. Powered by Blogger Webmaster